Diretoria e Corpo Docente

Diretores e Professores

Diretoria

Breve informações

Corpo Docente

Corpo docente do Curso de Pedagogia do Instituto Friburgo de Ensino Superior é composto pelos seguintes profissionais:

Márcia Honora

Coordenadora e Docente

Doutoranda da UNIFESP no Programa Educação e Saúde: da infância à adolescência com bolsa de fomento Capes. Possui graduação em Fonoaudiologia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1992). Pós Graduação em Libras na modalidade EAD pela Faculdade Dom Bosco. Mestrado em Educação pela Universidade Cidade de São Paulo (2005). Professora convidada na Pós Graduação de Libras e Alfabetização e Letramento da UNINOVE. Possui experiência em Coordenadora do Curso de Pedagogia da Faculdade Morumbi Sul por 3 anos, elevando a nota do Enade de 1 para 3. Foi professora de importantes universidades, principalmente nos cursos de licenciatura, como: Unisantanna, Unisa, Centro Universitário São Camilo, entre outras. Ministrou módulo de Aspectos Anatomofisiológicos e Biopsicossocial da Surdez na Pós Graduação em Libras e Educação de Surdos da Faculdade Mário Schenberg e Universidade Mogi da Cruzes. Ministrou módulo de Metodologia de Ensino e Adaptação Curricular da Surdez/LIBRAS na Pós em Educação Especial Inclusiva da Faculdade ITECNE. Atuou como Professora conteudista na Pós Graduação em Intérprete de LIBRAS da UNIP. Professora das disciplinas de Libras, Educação e Saúde, Práticas Inclusivas, Educação Inclusiva, entre outras na modalidade presencial e Educação à Distância. Atuou como Professora na Pós-Graduação do CEFAC em diversos cursos. Consultora de educação inclusiva e escritora de livros paradidáticos e pedagógicos com o tema de inclusão educacional e Língua Brasileira de Sinais. Palestrante pelo Brasil com temas relacionados à inclusão educacional em congressos. Livros publicados na Editora Ciranda Cultural, Expansão/Geek e Cortez. Fui consultora de inclusão da Brink Mobil e do Projeto Jovens Leitores. Formadora do Curso de Deficiência Física na Secretaria Municipal de Educação no ano de 2014 e 2015 em todas as Diretorias de Ensino da Cidade de São Paulo. É mentora do projeto e editora da revista Ciranda da Inclusão pela Editora Ciranda Cultural. Foi aluna Especial do Doutorado da UNIFESP no Programa Educação e Saúde: da infância à adolescência, concluindo a disciplina de Pesquisa Crítica Colaborativa na Formação de Professores. Participo de dois grupos de pesquisa na UNIFESP sob orientação da Professora Sueli Fidalgo, sendo: Estudos sobre Identidade e Cultura Surdas e Inclusão linguística em cenários de atividades educacionais. Atualmente atuo como Fonoaudióloga no CAEM com atendimento de alunos com Surdez proveniente de Pólo Bilíngue em Santo André.

Maria Auxiliadora Fontana Baseio Docente Instituto Friburgo

Maria Auxiliadora Fontana Baseio

Docente do Curso de Pedagogia

Professora no Mestrado Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade de Santo Amaro (UNISA) e na Faculdade Rudolf Steiner (FRS- São Paulo); pós-doutoraa em Estudos Portugueses e Lusófonos no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, Portugal; Doutora em Letras ? Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa – pela Universidade de São Paulo (Entre a magia da voz e a artesania da letra: o sagrado em Manoel de Barros e Mia Couto – 2007);Mestre em Letras também pela Universidade de São Paulo (No vaivém da lançadeira: o retorno do sagrado na literatura infantil/juvenil de língua portuguesa – 2000). Bacharel em Letras pelo Centro Universitário Ibero-Americano (1989), com Licenciatura Plena em Português-Inglês e Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (1992). Possui 31 anos de experiência na Educação, distribuídos entre o ensino superior e o Ensino Fundamental e Médio. Coordenou curso de Letras das Faculdades Integradas Torricelli (2007 a 2010). Possui experiência na área de Letras, com ênfase na docência de Língua Portuguesa, de Literatura Comparada (Literatura Brasileira, Portuguesa e Africana) e de Literatura Infantil. Atualmente, é líder do grupo de Pesquisa: Arte, Cultura e Imaginário, vinculado à Universidade Santo Amaro, e pesquisadora do grupo Produções Literárias e Culturais para Crianças e Jovens, vinculado à Universidade de São Paulo. Sua pesquisa concentra-se nos seguintes temas: sagrado, imaginário, cultura, literatura e suas interfaces com outras artes e linguagens, educação, interdisciplinaridade. É co-autora do livro A literatura e o imaginário:diálogos transversais (2017).

Juliana Primi Docente Instituto Friburgo

Juliana Primi

Docente do Curso de Pedagogia

Doutora em Estudos Comparados de Literaturas de Língua Portuguesa (USP). Mestre em Literatura Brasileira pela Universidade de São Paulo (2004), com Graduação em Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa pela mesma universidade. Atuou como professora e coordenadora de Pós-graduação, Pesquisa e Extensão no Centro Universitário Estácio de São Paulo. Membro do Comitê Institucional de Iniciação Científica da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-brasileira. Áreas de atuação: Literaturas Brasileira e Afro-brasileira, Literaturas Africanas de Língua Portuguesa, Psicanálise e Literatura e Estudos sobre Gênero. Desde 2012, é membro do Grupo de Pesquisa Estudos cabo-verdianos: literatura e cultura (USP-CNPq).

Luiz Jurandir Simões de Araújo Docente do Instituto Friburgo

Luiz Jurandir Simões de Araújo

Docente do Curso de Pedagogia

Especialista em Atuária, Modelagem de Risco, Precificação de Ativos e Passivos e Gestão de Investimentos. Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica: Poli/USP(1997 e 2002). Bacharel em Ciência da Computação: IME/USP (1990). Bacharel em Atuária: FEA/USP (2018). De 1981 a 1995: programador, analista de sistemas e engenheiro de software. A partir de 1995 atua em gestão de investimentos, modelagem e precificação de ativos e passivos e consultoria financeira. Leciona no curso de Atuária da FEA/USP e da UNIFESP/Osasco

Chame no WhatsApp